CUPINS

Cryptotermes brevis:

Conhecido como cupim de madeira seca, são cupins que vivem em madeiras com relativamente baixo teor de umidade. Eles não necessitam ter contato com o solo ou com outra fonte de umidade. A própria madeira e o ambiente em que vivem provêem a umidade que necessitam para sobreviver. Por viverem dentro da madeira seca, eles são frequentemente transportados de um local a outro em móveis infestados, caixas de madeira, estrados de madeira, molduras de quadros, etc.

 

Danos:
Os cupins de madeira seca apresentam sinais externos de ataque bastante discretos.
No entanto, não se deve subestimar os danos potenciais causados por este cupim, pois quando se percebe efetivamente o dano, o prejuízo já é grande. De fato, em madeiras submetidas a infestações por um tempo prolongado, restará apenas uma fina superfície externa intacta, quebradiça e outras poucas divisórias internas, separando câmaras espaçosas. É assim que muitas vigas de sustentação de telhados de residência ficam quase que totalmente ocas e sucumbem, ocasionando o desabamento do telhado.

 

Tratamento:

Tratamento direto da madeira atacada, injetando-se uma solução cupinicida nas galerias que formam o ninho do cupim, e com pulverização nas superfícies.

CUPIM DE MADEIRA         CUPIM DE SOLO        BROCA DE MADEIRA