TRAÇAS
Traças dos Livros:
Ordem: Thysanura
Família: Lepismatidae
Nome popular: Traça dos livros
Essa traça nunca adquire asas ao longo da vida, suas pernas são adaptadas para correr sendo então, um inseto rasteiro.
É onívora alimenta-se de uma grande variedade de alimentos como celulose (papel e papelão), farinhas, roupas e tecidos orgânicos (algodão e lã natural).
Preferem vegetais que contenham amido, razão pela qual ataca livros mais antigos (devido à cola usada para a encadernação, à base de amido) e papel de parede (pela mesma razão).
Tem antenas longas, boca do tipo mastigador, dois ou três filamentos caudais e mede cerca de 01 cm de comprimento com o corpo semelhante a um peixe prateado, move-se também de forma parecida ao movimentos dos peixes.
As fêmeas depositam cerca de cem ovos em gretas, fendas e rachaduras e levam, em condições úmidas, cerca de 30 dias para eclodir liberando ninfas bastante parecidas aos adultos (ametabolia), idade que atingem em aproximadamente três meses.
Diferentemente dos demais insetos, a traça dos livros continua fazendo mudas (ecdises) ao longo de toda a vida, mesmo depois de adulta. E é capaz de regenerar órgãos e apêndices perdidos acidentalmente como, por exemplo, pernas. Em condições favoráveis podem viver até quatro anos em vida livre.
De hábito noturno, vive preferencialmente em ambientes escuros e úmidos.
É muito ágil e esconde-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este último, o principal veículo de dispersão da praga, levada junto a livros e utensílios domésticos em mudanças.