PULGAS
As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Elas afetam normalmente animais de estimação, como gato, cachorro, entre outros.
Elas dependem do hospedeiro para se alimentarem e se protegerem, permanecendo por toda a sua vida, que pode chegar a 04 meses.
Podem transmitir doenças graves como o tifo e a peste bubônica.
Transmitem vermes, parasitas sangüíneos e podem induzir a processos alérgicos, diminuindo a qualidade de vida dos animais.
Ciclo de vida das pulgas: Ovo - Larva - Pupa - Adulto
Ovo: São depositados pelas pulgas adultas no animal (cachorro, gato), que com o movimento caem por todo o ambiente em que o animal está. Dentro de poucos dias (de 1 a 6 dias), rompem-se, liberando a larva.
Larva: Após uma ou duas semanas, as larvas procuram um lugar onde haja poeira para tecer um casulo em torno de si, formando a pupa.
Pupa: Pode viver por quase um ano. Rompe quando ocorrerem certas condições favoráveis, como ausência de elementos agressivos, e acontecerem determinados estímulos como vibrações do ar ou do solo, para transformar em pulga adulta.
Pulga Adulta: Precisa encontrar um hospedeiro imediatamente para poder alimentar-se. São as que estão nos cachorros, gatos, e que são visíveis. A fêmea precisa ingerir sangue para conseguir as proteínas necessárias para o amadurecimento dos ovos, que põem em média 20 a 50 por dia.