MARIMBONDOS

O marimbondo, também conhecido como vespa, é um inseto voador, parente das abelhas e das formigas.

 

São classificados como insetos sociais, assim como os cupins, vivem em sociedades organizadas em castas, com a presença de uma rainha e várias operárias, com divisão de trabalho.

 

Uma das espécies mais conhecida é a Polybia paulista, chamada de paulistinha. Essa espécie costuma fazer seu ninho no beiral das casas.

 

A maioria dos marimbondos constrói ninhos fechados, no caso do paulistinha ou abertos, no caso do marimbondo-cavalo. Eles procuram lugares abrigados e onde estejam protegidos de predadores (formigas e pássaros).

 

Agressivos dentro da colônia, os marimbondos vivem em harmonia com humanos, mas qualquer movimentação brusca á colônia, fará com que todos os indivíduos voltem a atenção ao agressor.

 

O marimbondo cavalo (Polistes), o típico marimbondão preto, pode ser agressivo perto do ninho. Sua ferroada é muito dolorida e pode inchar.

 

São tidos como inimigos devido a suas ferroadas dolorosas. São predadores de muitos insetos nocivos como cupins, aranhas, formigas, gafanhotos e mosquitos.

 

 

- Com o estabelecimento da Lei no 5197, de 03/01/67, Lei de Proteção à Fauna foi estabelecida a proibição da sua utilização, perseguição , destruição , caça , ou apanha, portanto fica proibido o extermínio de abelhas nativas, pois estão protegidas por lei.

 

DECRETO No 3.179, DE 21 DE SETEMBRO DE 1999.
Dispõe sobre a especificação das sanções aplicáveis às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.