top of page

ESCORPIÃO

Existem aproximadamente 1.400 espécies de escorpiões, sendo que no Brasil há cerca de 75 espécies amplamente distribuídas pelo país.

 

No Brasil as espécies mais importantes são Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião preto).

 

Esses animais podem ser encontrados tanto em áreas urbanas quanto rurais.

 

Os escorpiões são carnívoros, alimentando-se principalmente de insetos, como grilos, baratas e outros, desempenhando papel importante no equilíbrio ecológico.

 

Apresentam hábitos noturnos, escondendo-se durante o dia sob cascas de árvores, pedras, troncos podres, , em entulhos, telhas ou tijolos e dentro das residências.

 

Eles aparecem, principalmente, através de instalações elétricas e esgotos.

 

Seu aparecimento ocorre principalmente devido a presença de baratas, portanto a eliminação destas em caixas de gordura e canos que conduzem ao esgoto é a principal prevenção ao aparecimento dos escorpiões.

 

Não possuem audição e sentem vibrações do ar e do solo. Enxergam pouco, apesar de terem dois olhos grandes e vários pequenos. Seus principais predadores são pássaros, lagartixas e alguns mamíferos insetívoros.

 

Os escorpiões não colocam ovos, ocorrendo a reprodução através de uma gestação entre 2 a 3 meses e posterior parto. Quando os filhotes são expelidos pela fenda genital, logo sobem ao corpo da mãe permanecendo por uma ou duas semanas.

 

Envenenamento

Os escorpiões possuem uma quantidade muito pequena de veneno na glândula, mas de grande atividade tóxica.

 

A maior parte dos acidentes em adultos é benigna, mas em crianças e idosos é quase sempre fatal, se não forem tomadas as devidas providências em curto espaço de tempo.

 

O veneno é rapidamente absorvido pela pele e músculos, deslocando-se para o sangue, rins, pulmão e sistema nervoso.

 

A maior ação ocorre no sistema nervoso, com efeitos locais e sistêmicos.

 

O envenenamento por estes animais causa dor local intensa, que se irradia por todo o corpo, podendo ainda ocorrer inchaço e vermelhidão leves no local da picada.

bottom of page